domingo, 28 de fevereiro de 2010

Falhas comuns em uma entrevista de emprego



Apresentação Pessoal


Para muitas pessoas imagem é tudo. Bem, talvez não seja tudo como dizem, mas ela é responsável por uma parcela considerável quando ocorrem o sucesso ou o fracasso.

Em primeiro lugar é necessário deixar claro que a imagem diz muito sobre alguém ou alguma coisa. Roupas e acessórios comunicam sobre os valores, o círculo de amizades, sobre costumes, ideias e ideais de uma pessoa.

E depois, a maneira de se apresentar deixa transparecer automaticamente o tipo de cuidado que você teve para se encontrar com uma pessoa. Ou se não houve cuidado algum.


Ninguém se veste inapropriadamente quando quer impressionar positivamente. Quem vai para uma entrevista de boné, bermuda e chinelos está tão inapropriadamente vestido quanto quem vai a um show de rock vestido de terno e gravata. As mulheres são grandes mestres neste quesito e passam horas na frente do espelho. E este cuidado deixa transparecer que, de maneira geral, elas preocupam-se não só como estão sendo vistas, mas também que aqueles que a acompanham são pessoas queridas, bem quistas.

Pois bem. E o que tudo isto tem a ver com uma entrevista de emprego? Diríamos que tem tudo a ver. Tem tudo a ver porque mostra algumas coisas interessantes e que passam desapercebidas.

Apresentar-se inapropriadamente para um selecionador indica, entre outras coisas, que você não está dando muita importância para aquele encontro.

Outro detalhe importante é a relação que o entrevistador fará com aquele momento e o restante do possível tempo futuro que você passará com os outros colaboradores caso seja contratado. Se sua preocupação com a indumentária foi pouca ou quase nula em um evento tão importante como uma entrevista de emprego, o que poderá se esperar no dia a dia?

Alguns acessórios devem ser evitados. Para homens bonés, bermudas, chinelos ou similares. Para mulheres minissaias, blusas decotadas, maquiagem carregada. O bom senso é que deve prevalecer. E fazer a barba e prender o cabelo não faz mal a ninguém.

Da próxima vez que sair de casa rumo a uma seleção para uma vaga de emprego, lembre-se de caprichar no visual. Assim você sairá na frente dos outros candidatos.